Blog

Você sabe como surgiu o sorvete? Conheça a história dessa iguaria!

Que o sorvete é uma delícia, todos já sabem. Mas você conhece a história dessa delícia?

Dizem que surgiu a mais de 4 mil anos atrás e foi evoluindo até chegar na fórmula perfeita que temos hoje em dia.

Além das mudanças na receita, novas versões e sabores, o sorvete se tornou uma sobremesa apreciado por todo o mundo.

Como você deve imaginar, o sorvete foi criado para ser consumido durante o verão e dias quentes. Porém, com a variedade de sabores, cores e formatos que existem, esse iguaria deixou de ser exclusiva do verão e passou a ser consumida em qualquer estação do ano.

Criaram ao longo dos anos diversas receitas que levam essa gostosura em sua composição e de acompanhamento.

Vamos ver a história do sorvete, onde surgiu, como se popularizou e algumas curiosidades sobre como os sorvetes podem fazer bem para a saúde física e mental das pessoas. Vamos lá?

 

A história do sorvete

Como na maioria das receitas famosas, não se sabe a origem exata do sorvete.

Porém muitos estudos e dados históricos levam nos levam até a China há mais de 4 mil anos atrás.

Para começar a contar a história do sorvete, vamos voltar ao século I, quando o imperador romano Nero apreciava uma mistura de neve, gelo transportado das montanhas para Roma e coberturas de frutas.

Era uma sobremesa típica das elites daqueles tempos. Mas como dissemos, foi na China que o sorvete parecido com o que temos hoje foi criado.

Entre 618 e 697, o imperador chinês King Tang misturava uma base de leite e arroz com o gelo. Mas, assim como anteriormente, essa receita se popularizou entre a nobreza da época, já que leite era um produto caro.

Você deve estar se perguntando, como que uma receita de arroz, leite e neve chegou ao mundo todo?

A popularização dessa receita começa quando o veneziano Marco Polo, em sua viagem à China em 1271, encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas e a receita de sorvetes.

Por ser um segredinho do país, não saiu de lá até meados do século XVI, quando foi levado para Paris. Foi assim que o sorvete chegou a Europa!

Então, o sorvete se popularizou e Procopio Coltelli inaugurou em Paris a primeira sorveteria do mundo em 1660.

Desde essa inauguração surgiram novas receitas de misturas geladas com leite e outros ingredientes, mas produzir o sorvete não era uma tarefa fácil.

A falta de tecnologias, técnicas e falta de opções no mercado tornaram a venda de sorvete um pouco mais complicada. Mesmo com as dificuldades, essa sobremesa encantou o paladar de muitos e pouco tempo depois já havia diversas sorveterias no país.

Porém, em 1851, o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes nos Estados Unidos, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.

A partir deste momento, o sorvete se popularizou ainda mais por todo o mundo.

 

Sorvete no Brasil

A primeira sorveteria brasileira foi criada em 1835, quando um navio americano chegou ao Rio de Janeiro com toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas.

Logo essa sobremesa se popularizou por aqui, ganhando o coração de muitos brasileiros.

 

Variedade de sorvetes!

Após o descobrimento do sorvete em diversos países começou a surgiu diversas receitas pelo mundo, com sabores diferentes e formatos inovadores.

É o caso do sorvete de palito, o de casquinha, sorvete de massa, etc. Como dissemos, não há como dizer ao certo de que forma realmente surgiu, mas ainda bem que aconteceu, não é verdade?

Além de ser delicioso, é um alimento com muitos benefícios, já que contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais.

É comprovado também que o sorvete faz bem para a saúde mental das pessoas, trazendo bem-estar quando é apreciado.

Outro fator que torna essa sobremesa tão popular, é a sua variedade. Tanto em sabores, como na forma de consumir.

O sorvete pode ser usado em receitas, no entanto, quando consumido “sozinho” também é um produto que agrada a quase todos e pode ser comprado em grandes quantidades.

 

Conheça melhor a Perfetto

A Perfetto está desde 1997 no mercado trazendo o melhor dessa sobremesa para seus clientes. Por aqui, admiramos a versatilidade do sorvete, por isso temos diversas opções dessa iguaria para todos os gostos. Variedade que não se limita a sabores, mas também a formatos que podem te surpreender, como o sorvete de corte.

Sorvete de qualidade que têm em sua composição a essência desse produto:  alegria, refrescância, sabor marcante e amor.

Não sabemos quem de fato criou o sorvete, mas agradecemos a ideia incrível que nos ajuda a proporcionar tanta felicidade e levar mais gostosuras para a mesa de milhares de pessoas!