Blog

Do picolé ao sorvete de corte: veja os tipos dessa sobremesa perfeita!

De massa, no palito ou daqueles feitos em casa, é difícil achar alguém que não goste de sorvete!

É uma sobremesa muito querida e que faz parte da vida de muitas pessoas, seja em grandes eventos ou no dia a dia como um docinho após a refeição. Ou seja, os sorvetes sempre são bem-vindos!

 

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre sorvetes!

 

Apreciado em momentos felizes, o sorvete nasceu há mais de 4 mil anos atrás e vem conquistando o paladar de todos cada dia mais. 

Isso porque a receita e fórmula não tão secreta foram evoluindo até chegar nessa solução perfeita que temos hoje em dia e amamos. 

As mudanças não foram apenas na receita, mas ao longo dos anos também surgiram novas versões, formas e sabores. 

Talvez seja por esse motivo que o sorvete se tornou uma sobremesa apreciada por todo o mundo. Afinal, tem para todos os gostos!

 

Variedade e espaço para inovações!

 

Do picolé ao sorvete de corte, opção inovadora da Perfetto, a verdade é que o sorvete é uma sobremesa histórica, cheia de benefícios para a saúde e curiosidades. É por isso que hoje vamos te contar tudo sobre os sorvetes!

Vamos te contar as formas mais consumidas dessa gostosura, as mais inovadoras, os sabores mais consumidos, as vantagens e até mesmo a história dessa tradicional sobremesa. Ou seja, tudo! 

Então, se você tem curiosidade de saber mais sobre o sorvete ou até mesmo quer encontrar novas formas de consumi-lo, este conteúdo é seu. 

 

História do sorvete!

 

Vamos começar te contando sobre onde essa gostosura surgiu. Mas, já adiantamos que assim como na maioria das receitas famosas, não é possível saber exatamente onde e como o sorvete surgiu.  

Muitos estudos e dados históricos fazem a gente viajar até a China há mais de 4 mil anos. Apesar de termos registros de algo parecido com sorvete no século I, foi nesse país que a sobremesa parecida com o que temos hoje foi criada!

 

Qual a história dessa delícia? 

Entre 618 e 697, o imperador chinês King Tang misturava uma base de leite e arroz com o gelo – receita que se popularizou entre a nobreza da época, já que leite era um produto caro.

A popularização desse sorvete começa quando o veneziano Marco Polo, em sua viagem à China em 1271, encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas e a receita de sorvetes

Era um segredinho do país, então o sorvete só saiu de lá em meados do século XVI, quando foi levado para Paris (lugar onde o Procopio Coltelli inaugurou a primeira sorveteria do mundo em 1660).

Desde essa inauguração surgiram novas receitas de misturas geladas com leite e outros ingredientes. 

A sobremesa ainda teve alguns obstáculos para se tornar tão famosa, o que te contamos em outro conteúdo com as curiosidades sobre o sorvete.

O importante aqui é que deu certo e com os anos, essa gostosura foi ganhando novos sabores, formatos e receitas. É muito legal saber que consumimos sobremesas que tem uma história tão antiga, concorda? 

Agora vamos conhecer os benefícios do sorvete para a saúde. É isso mesmo que você leu! 

 

Sorvetes: é provar uma vez para nunca mais ficar sem!

 

Você sabia que os sorvetes podem trazer diversos benefícios para a sua saúde? Ou seja, além de ser delicioso, ainda faz bem para nosso corpo. É ou não o produto perfeito?

Claro que para nos fazer bem, precisa ser apreciado moderadamente!

O sorvete é uma sobremesa completa que tem diversos benefícios comprovados por muitos estudos. 

Ele ajuda no crescimento das crianças e também é uma solução para pós-operatórios – já que, por ser gelado, conta com propriedades analgésicas (podendo evitar hemorragias e náuseas).

Mas esses não são os únicos benefícios! 

 

Valor nutricional 

O valor nutricional é o principal benefício dos sorvetes. É uma fonte dos principais nutrientes que precisamos no nosso corpo, como:

  • Cálcio: mineral responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes, ajudar na regularização dos batimentos cardíacos, auxiliar na coagulação sanguínea, limpar as células de gordura do organismo, entre outras vantagens;

  • Fósforo: auxilia no bom funcionamento do cérebro, na formação de proteína, no equilíbrio hormonal e na digestão;

  • Muitas vitaminas: O sorvete contém vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K.

 

Repõe a energia

Como vimos acima, o sorvete tem um potente valor nutricional, assim como proteínas e carboidratos. 

Esses componentes não podem faltar, porque dão energia e disposição para o nosso corpo!

 

Estimula o bem estar 

Não é segredo para ninguém que sorvete traz felicidade! Estudos do Centro de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, comprovam que o sorvete diminui estresse, alguns sentimentos negativos e produz “hormônios da felicidade” no corpo humano. 

Ou seja, é perfeito para o dia a dia! São tantos benefícios que fica difícil resistir!

 

Tipos de sorvete

 

Como dissemos, atualmente existem diversos tipos de sorvete

Desde o famoso picolé, até o de corte. Além da variação de sabores, que são muitos. 

Vamos conhecer alguns deles para você inovar nas suas receitas e formas de apreciar essa gostosura. 

  • Sorvete de picolé: é uma das variações mais consumidas no país. Além de ser prático, são deliciosos e são encontrados em muitos bares, restaurantes e comércios. Ou seja, todos têm fácil acesso!
    Existem picolés de todos os sabores imagináveis. Os de fruta, por exemplo, são fiéis ao gosto da própria fruta;
  • Massa:  O sorvete de massa está no congelador de muitos brasileiros. É uma variedade ideal para ir consumindo aos poucos ou em reuniões com amigos e familiares.
    Também encontramos de diversos sabores, especialmente o clássico sorvete napolitano que não falta em nenhuma reunião de amigos ou familiares; 
  • Sorvete de corte: alerta inovação da Perfetto! É uma variação do sorvete de massa, só que ainda mais prática. Ou seja, é rápido e delicioso!
    Diferente dos potes que compramos no mercado ou na padaria, esses sorvetes de corte têm formato de rolo, facilitando a hora de servir;
  • Sorvetes recheados: hmm, a gente adora essas opções! São como os de palito, mas contam com um recheio de massa. Como assim? Os chamados Recheattos unem a praticidade do picolé com o sabor do sorvete em massa!

 

Sabores mais consumidos de sorvetes

 

É verdade que a variedade de sabores é ainda maior do que a de formatos. 

Para te ajudar a encontrar sua opção ideal, listamos os sabores mais deliciosos da Perfetto. Assim, você fica por dentro de tudo!

Vale ressaltar que temos opções com e sorvete zero lactose para que todos possam apreciar!  

Entre nossas opções, você pode encontrar:

  • Sorvete de banana
  • Sorvete de chocolate – com ou sem casca de chocolate;
  • Sorvete napolitano;
  • Sorvete de morango – com ou sem pedaços da fruta;
  • Sorvete de flocos
  • Sorvete de leite trufado;
  • Sorvete de coco – com ou sem pedaços de fruta;
  • Sorvete de baunilha;
  • Sorvete de abacaxi – com ou sem pedaços da fruta;
  • Sorvete de limão ou torta de limão; 
  • Sorvete de maracujá ou mousse de maracujá;
  • Sorvete de corte – flocos, creme e chocolate;
  • Entre outros.